Google Assistente

Google Assistente: Saiba como aproveitar todos os recursos!

O Google Assistente é conhecido por muitas pessoas pela facilidade em realização de pesquisas, que podem ser feitas por comandos de voz que são destravados quando o usuário fala “Ok Google”. Contudo, essa ferramenta possui diversas outras utilidades que vão desde a conexão com a TV à conectividade com aplicativos de música.

A ferramenta oferecida pelo Google, portanto, vai muito além das funções usualmente utilizadas. Abaixo, indicamos quais são as demais aplicabilidades do assistente e como usá-las.

Google Assistente

Conheça os planos de celular do futuro, conheça o maistim.com.br!

Funcionalidades do Google Assistente

São diversas as funções que são oferecidas pelo assistente do Android, sistema operacional Google comum nos smartphones. Separamos as principais delas que vão além de pesquisas por comando de voz para melhorar ainda mais a sua experiência com seu celular!

1.  Spotify – Busca de músicas por comando de voz

É possível comandar seu Google Assistente de modo que ele busque artistas e músicas.

  • Como habilitar a função? Geralmente o aplicativo de músicas não é conectado automaticamente ao assistente. Dessa maneira, é preciso acessar a aba Serviços no celular e, em seguida, a opção Música. Após, acesse a opção Spotify.
  • Como utilizar a função? Basta dizer em voz alta o comando “Ok, Google” e, em seguida, o nome do artista desejado. Ainda, é possível realizar a busca com base no gênero desejado. São exemplos dessas buscas, respectivamente, os comandos “Ok, Google, toque The Beatles no Spotify” ou “Ok, Google, toque rap no Spotify”.
Google Assistente

Também é possível conectar a ferramenta ao Google Play Música, caso você o utilize. O acesso pelo comando de voz e a habilitação são os mesmos do Spotify.

2.  Netflix – Conexão com o Chromecast

A Netflix é um dos aplicativos de streaming mais utilizados no mundo. Ele pode ser conectado à televisão pelo computador e um cabo HDMI ou, ainda, por transmissão diretamente do celular em caso de smart TV ou uso de algum aplicativo como o Chromecast.

Caso você tenha um Chromecast é possível conectá-lo ao seu Google Assistente, escolhendo filmes, séries e documentários apenas a partir do comando de voz para seu celular que sequer precisa estar com a tela destravada.

  • Como habilitar a função? Para que o aplicativo de streaming se conecte ao assistente é necessário, assim como no item anterior, acessar Serviços. Em seguida, Vídeos e Fotos e, após, na área de vídeos.
  • Como usar a função? No caso de um dispositivo Chromecast conectado à sua TV, primeiramente é necessário conferir o nome que foi dado a ele, como “TV da Sala”, “Sala” e outros comumente utilizados. Com a TV ligada, basta dar o comando que destrava a ferramenta e, após, indicar a série que se deseja ver e o local em que ela deve ser transmitida. Assim, por exemplo, ordena-se “Ok, Google, Hollywood na TV da Sala”.

3.  Confira os resultados do esporte com o Google Assistente

Você é fã de esportes? Pois saiba que também é possível utilizar a ferramenta do Google para descobrir o resultado daqueles jogos que você não pôde acompanhar. Outras informações que são disponibilizadas, por exemplo, são tabelas de campeonatos.

  • Como habilitar a função? Essa ferramenta não necessita de habilitação específica, como as demais.
  • Como usar a função? Assim como as pesquisas usualmente realizadas no Google pelo comando de voz, nesse caso basta perguntar ao assistente o resultado do jogo ou, ainda, quando será o jogo do time de seu interesse. “Quando o Criciúma vai jogar?” ou “Resultado do último jogo” são alguns exemplos disso.

4.  Definir alarmes

Também é possível definir o horário em que o despertador irá tocar utilizando apenas o comendo de voz no Google Assistente. Isso é interessante principalmente para aqueles dias em que você já se deitou e o celular está longe do alcance.

  • Como habilitar a função? Essa ferramenta não necessita de habilitação específica, como as demais.
  • Como usar a função? Após dizer “Ok, Google”, basta dizer “Definir Alarme”. Após, o assistente lhe perguntará o horário em que deverá despertar, devendo-se novamente informar em voz alta. É interessante sempre indicar a qual turno do dia se refere o alarme, como “9 da manhã” ou “9 da noite”. Também é possível agilizar o processo indicando logo após o desbloqueio da função assistente “Definir alarme 9 horas da manhã”.

5.  Definir lugares

O Assistente do seu celular também pode ser interessante para conceder, desde logo, informações sobre trânsito ou distância entre lugares usualmente visitados, como sua casa, trabalho ou residência da família e amigos.

  • Como habilitar a função? Acesse as configurações do assistente e realize o cadastro desses endereços.
  • Como usar a função? Basta destravar a ferramenta com o comando usualmente utilizado. Após, indique o local e a informação que se deseja. Alguns exemplos são “Ok, Google, Trânsito para casa”, ou “Ok, Google, distância trabalho”.

Você não imaginava que poderia utilizar todos esses recursos, não é mesmo? Agora é só aproveitar o que a tecnologia tem para oferecer.

Published by